Telefônica, cansei.

12 08 2011

Estou tendo incríveis problemas com a Telefônica há mais de 60 dias e estou extremamente frustrado e desgastado. Resolvi escrever tudo isso aqui para que fique registrado essa minha enorme insatisfação com essa empresa e o pouco caso que eles fazem com seus clientes. A linha telefônica desta casa existe desde que os números de telefone tinham SEIS DÍGITOS. Nem sete, muito menos oito, como é hoje. Mas SEIS. Se isso não é ser cliente há tempo suficiente para receber uma atenção um pouco mais especial, eu não sei o que é. Mas vamos aos fatos, um pouco resumidos, parte por ser tarde da noite e parte por eu não me lembrar de tudo, após tantas ligações.

Tudo começou na primeira semana de Junho/2011 quando minha conexão caiu. Nada totalmente estranho, acontece com todo mundo, então não dei muita importância. Alguns minutos depois, tudo estava normal. Entretanto, na segunda semana de Junho minha conexão caiu novamente, e dessa vez, várias vezes durante a semana. Comecei a me preocupar, algo não estava certo. Liguei para o número 103 15, explicando meu problema. No meio da ligação, a conexão volta ao normal. Agradeci pela atenção e desliguei, esperando que fosse apenas algo temporário. Grande engano.

Na terceira semana de Junho já não consigo uma conexão estável por mais de 5 minutos. Estava na semana de apresentação do meu TCC, uma completa correria. Sou obrigado  a fazer um tethering com meu celular para poder enviar um simples e-mail com a minha apresentação, já que minha conexão resolveu não colaborar, o que já me deixou levemente irritado. Como não sou um usuário leigo qualquer, resolvi realizar uma bateria de testes para identificar qual a origem do problema. Poderia ser alguma coisa desde o modem do Speedy, passando pelo cabo que vai até o roteador, pela placa de entrada do meu roteador, pelo roteador em si, pela saída, pelo cabo que liga o roteador no meu computador e até mesmo a minha própria placa de rede. Então, fui por eliminatória:

  1. Em primeiro lugar, retirei o meu roteador e conectei o meu computador diretamente ao modem do Speedy. Ainda sem conexão, conclui-se que o roteador e seus cabos não eram o problema.
  2. Tentei acessar a configuração interna do modem, mas o navegador não obteve resposta. Uso outro navegador e nada. Minha placa de rede está configurada para usar IP dinâmico (o modem do Speedy tem um servidor DHCP) e não estou usando Proxy. Pode ser problema no cabo de rede.
  3. Troco o cabo de rede, o problema persiste. Não é esse o problema.
  4. Pode ser que minha placa de rede tenha queimado, então resolvo conectar o modem do Speedy diretamente à outros dois notebooks. Nenhum deles consegue conexão, muito menos acessar a configuração interna do modem.
  5. Só sobrou uma opção: o problema é o modem do Speedy. Mas eu quero ter certeza disso.
  6. Reseto o modem, e crio uma conexão PPPoE manualmente no Windows. Nada.
  7. Vou para a casa de um parente, crio uma conta em outro provedor de internet.
  8. Novamente em casa, crio outra conexão PPPoE utilizando os novos dados de login. Nada acontece.
  9. Tenho 100% de certeza de que o problema é o modem do Speedy.

Resolvo, então, ligar novamente para o número 103 15, e explicar novamente meu problema. A atendente me pede para realizar todos os procedimentos acima mais uma vez, afinal, é o tal “protocolo” deles. Mesmo avisando que eu já fiz tudo o que ela estava me dizendo, faço tudo mais uma vez de bom grado até. Naturalmente, nada funciona. Misteriosamente, a linha cai. Frustado, vou dormir.

Poucos dias depois, ainda na terceira semana de Junho, viajo para São Paulo para voltar só no começo do mês de Agosto. Na capital, não adianta eu querer resolver o problema do Speedy, já que não estou fisicamente no local para realizar (mais uma vez) os testes que os atendentes me passam. Felizmente, lá eu conto com uma conexão excelente da NET, que eu até faço questão de escrever aqui o seguinte:

A NET É INFINITAMENTE MAIS EFICIENTE DO QUE A TELEFÔNICA EM TODOS OS SENTIDOS.

Deixo até um apelo para que os serviços da NET cheguem logo até Lins, interior do estado de São Paulo, onde estou. Não vou pensar duas vezes para assinar o serviço com eles.

Contudo, minha família ainda contava com a internet aqui no interior. Poucos dias depois da minha ida, eles ligaram novamente para o número 103 15, explicando mais uma vez todo o problema até que, finalmente, algum atendente resolveu solicitar a troca do modem. Um novo modem iria chegar aqui em até 5 dias úteis. Isso foi dia 23/06/2011. E esperamos.

E esperamos.

E esperamos mais um pouco, com toda boa paciência que alguém pode ter.

No dia 01/08/2011 eu voltei de São Paulo. Continuava sem internet, e modem nenhum tinha chego. Já nervoso, voltei a ligar para o número 103 15, e então ocorreu um dos fatos mais absurdos dessa minha interminável luta. A senhorita atendente me diz que não pode resolver o meu problema e não vai me dar suporte pois eu estou utilizando um modem proveniente de terceiros.

“De terceiros”, ela disse.

Disse que isso não era possível, já que foi a própria Telefônica que me enviou o modem. A atendente continuou negando.

Pedi pra ela aguardar no telefone.

Já faz cinco anos que eu guardo todo e qualquer tipo de caixa ou embalagem que eu compro ou recebo, afinal nunca se sabe quando você precisará delas novamente. Pois então, peguei a caixa do modem do Speedy, com o adesivo da Telefônica estampado na frente e o envelope com o logotipo da “TGESTIONA LOGÍSTICA” escrito “Operação Transporte Speedy” no verso e com o número do pedido devidamente impresso em uma etiqueta: 196787457.

E eu faço QUESTÃO de publicar uma foto dessa caixa, pois eu já não AGUENTO MAIS ser acusado de estar utilizando “um modem de terceiros”. Eu quero ver Telefônica alguma dizer que não enviou esse modem para a minha casa.

1 | 2 | 3 (clique nos números)

Pouco depois de eu ler o número do pedido para a atendente mais ignorante que eu já vi em toda a minha vida (já que ela basicamente não acreditava que eu estava com a caixa na minha mão), a linha misteriosamente caiu. Mas é claro, o que mais eu poderia esperar de uma empresa extremamente cretina, sem-vergonha, hipócrita e desonesta como a Telefônica? Mas eu não vou ficar sem modem. Ah, não vou.

Ligo mais uma vez. Depois de muita luta e de explicar tudo pela milionésima vez, a outra atendente diz que um novo modem chegará em até 3 dias úteis.

Nunca chegou.

Ligaram novamente. Prometeram em mais 3 dias úteis.

Nunca chegou.

Me ligaram no celular, perguntaram se o modem chegou. Disse que não. Mais 3 dias.

Nunca chegou.

Ligaram novamente. E agora aconteceu o segundo fato mais absurdo dessa história. Me ligaram perguntando, mais uma vez, se o modem chegou. Ao dizer que não, escuto a atendente dizer que, no sábado dia 06/08, conversou no telefone com a minha avó e que ela disse que o modem havia chegado e que ainda assinou um canhoto que dizia que ela recebeu. Quero deixar bem claro aqui que isso é uma grande MENTIRA, pois eu mesmo não saí de casa nesse dia e telefone nenhum tocou, muito menos algum modem chegou. Se isso é verdade, que me mostrem essa assinatura! Ou pelo menos tenham a decência de dizer que não entregaram.

Agora, estão me ligando no celular todos os dias de manhã perguntando se o modem, finalmente, chegou. Pacientemente, respondo sempre a mesma coisa: não.

Honestamente, Telefônica, eu estou cansado. Eu quero responder “sim” da próxima vez que vocês ligarem, eu realmente quero. Mas vocês precisam me ajudar. Eu estou sendo incrivelmente paciente até agora, calmamente esperando por um modem que eu torço para chegar. Parei de ligar e encher o saco de vocês. Estou só esperando. Mas a verdade é que a minha paciência esgotou, e quem me conhece sabe que ela é bem grande. Mas vocês conseguiram acabar com ela em pouco mais de 60 dias. Não ameacei desistir do serviço de vocês, não ameacei reclamar em lugar nenhum, mas parece que se eu não fizer isso vou continuar esperando por um modem que nunca vai chegar. Então eu lhes digo:

Da próxima vez que vocês me ligarem, eu também irei gravar a ligação, assim como vocês. Irei explicar toda a minha frustração mais uma vez, com a máxima paciência que eu conseguir. E eu vou exigir um modem novo na porta da minha casa em até 24 horas ou eu juro por tudo o que é mais sagrado nesse mundo, eu vou entrar com uma ação contra vocês no PROCON. Vocês já tiveram tempo mais do que o suficiente. Eu não aguento mais.

Está falado.

Atualiação 12/08/2011: Hoje de manhã, mais uma vez, ligaram no meu celular perguntando sobre a situação. Ao dizer que não chegou nada ainda, o atendente fez (mais uma) solicitação para um técnico da Telefônica levar o modem em casa, não dependendo mais da transportadora, mas levaria mais 3 dias. Porém, como eu sou conhecido do técnico que trabalha nessa região, e sei que ele trabalha honesta e corretamente, resolvi topar e esperar.

Duas horas depois, meu modem foi trocado.

Finalmente.


Ações

Information

3 responses

12 08 2011
Aline Canteiro

Oi miraldo querido estagiario do cdi mais eficiente q eu conheço, tive problemas parecidos, e sabe qual foi a solução?? liguei direto na ANATEL!😄 em 1 dias o tecnico do speedy tava em casa babando pra resolver meu problema!
telefone da ANATEL é : 1331

12 08 2011
Henrique Miraldo

Valeu Aline, mas não precisei ligar! Enfim, meu modem foi trocado. Atualizei o post, dá uma olhada aí, hehehe! Beijão!

5 04 2012
Ricardo

A Telefonica veio ao Brasil para nos fazer de otários, eles aprontam o quanto podem do pulso frouxo dos órgãos fiscalizadores para nos sugar o sangue e nosso rico dinheirinho, tão suado e tão sofrido.
Mas por essas e por outras, em seu lugar, já teria comprado um modenzinho provisório de 20 pilas para ir tocando o barco enquanto a Telefonica não se dignasse a se mexer.

Deixe uma resposta

