Speed: Fastest

26 11 2008

Esses dias eu tenho sido surpreendido por mim mesmo pela velocidade em que eu consigo achar uma determinada informação. E outras pessoas também falaram a mesma coisa, ou seja, provavelmente não deve ser mentira. Mas na verdade, não sou eu que consigo achar as coisas rapidamente… É a tecnologia que avançou tanto e que nos permite encontrar o que quisermos com poucos cliques e apertos no teclado.

2004825114811teclado

Sim, eu digito rápido. Sim, existem pessoas que digitam mais rápido que eu. Mas, pra mim, está bom, e eu acabei me adaptando com essa tal velocidade. Vamos explicar melhor dando exemplos…

Outro dia eu precisava pegar uma música e mandar pra uma amiga minha. Certo, como fazer isso? Minha preocupação não é “Onde está a música?” e nem “Como vou enviar pra ela?”… Na verdade, a pergunta que eu me faço é…

Qual a maneira mais rápida de eu fazer tudo isso ao mesmo tempo?

Eu tenho um mapa mental de toda e qualquer informação ou arquivo que está atualmente no meu computador. Eu convivo com essa mesma CPU há seis anos e conheço cada parte obscura dela, e acredito que muitos de vocês que estão lendo isso também sabem onde estão a grande maioria das coisas no seu próprio computador. Isso é algo que eu aproveito. Quando eu pensei em enviar a música para essa minha amiga, o caminho completo de onde ela estava apareceu na minha cabeça na mesma hora. Isso vem naturalmente. O próximo passo é…

Como eu vou fazer pra chegar nesse caminho o mais rápido possível e então enviar a música pra ela?

Muitas pessoas, quando vão enviar um arquivo por MSN ou anexar num e-mail, clicam em “Browse…” e navegam até a pasta onde está o arquivo. Eu fazia isso até um tempo atrás, mas eu acabei descobrindo uma maneira mais rápida e eficiente de fazer essa mesma tarefa me aproveitando dos programas que estão rodando no meu computador no momento. Observem:

O Winamp estava tocando minha playlist nessa hora, e, por acaso, a música que eu queria enviar estava na minha playlist! E, se eu quiser, o Winamp me mostra o caminho da música… e era isso mesmo que eu queria! Maneira mais rápida? Um simples atalho de teclado.

Cliquei no Winamp e apertei “J” no teclado. A janela de “Jump To File” apareceu e eu digitei apenas as primeiras letras da música. Ele achou e eu dei ENTER. A música começou a tocar. Cliquei então, duas vezes em cima da barra onde fica o nome da música aparecendo e outra janela com a informação da mesma apareceu. No topo, havia o caminho do arquivo: botão direito, “Selecionar tudo”, botão direito, “Copiar”.

A parte mais difícil já foi.

Fui pra janela do MSN, e cliquei no botão pra enviar arquivo e a famosa janela de buscar arquivo apareceu. Mas a jogada é que eu já tinha copiado o endereço do arquivo! Colei ele na barra de nome do arquivo e dei ENTER.

Voilá! O arquivo estava sendo enviado! E, acreditem se quiser, tudo isso foi feito em 5 segundos.

Outro exemplo foi quando o meu amigo Ariel me recomendou ler um post dele. Novamente, a pergunta…

Qual a maneira mais rápida de eu chegar no blog dele pra ler o post?

Meu Firefox já estava aberto. Dei Alt+Tab e alternei pra janela dele. Logo em seguida, apertei Ctrl+T e fiz surgir uma aba. A barra de endereços inteligente do Firefox já estava aguardando meu comando. Digitei apenas “cast” e ele já sabia o que eu queria. Apertei a seta pra baixo no teclado e dei ENTER. Duvidam?

castelo

Pronto, estava no blog dele lendo o post. E sem ter usado o mouse. Em poucos segundos.

O que torna isso possível? Anos de “treinamento” no computador, programas rodando em segundo-plano, e, claro, um pouco de reciocínio rápido!😉 Mas, como eu disse, é a tecnologia na verdade que nos permite realizar tais feitos.

E você? Também é rápido no teclado? Usa muitos atalhos de teclado ou ainda prefere o bom e velho mouse?🙂


Ações

Information

2 responses

27 11 2008
Mariana

Eu sou uma BESTA na frente do computador, não acho nem um EMOTION na velocidade requisitada por vossa senhoria e nem por isso estou cortando meus pulsos… -___-‘
Se bem que depois desse texto eu vou pensar em cortá-los sim…

(huahuahuahuahuahua, você é muito MALA! Espero que você saiba bem disso! ^°)

27 11 2008
Henrique Miraldo

Eu sei!😉

Deixe uma resposta

