Advance Wars – Days of Ruin [Review]

13 09 2008

Pois é, me empolguei pra escrever, e pra variar um pouco dos assuntos estudo/trabalho, vou fazer um mini-review de um jogo pra Nintendo DS. Por quê? Porque eu quero, oras!😉

Pra quem não sabe, eu recentemente comprei um Nintendo DS, e foi uma das melhores compras que fiz até hoje e que valeu (e está valendo) cada centavo! Como não podia deixar de ser, fui em busca dos melhores e mais comentados jogos desse portátil. Alguns eu me desapontei, outros não, mas tiveram aqueles poucos que realmente chamaram a minha atenção e sempre vão ter um lugarzinho reservado pra eles aqui no DS. Um deles é Advance Wars – Days of Ruin.

Advance Wars - Days of Ruin

Na verdade, esse jogo possui dois nomes, devido às diferenças entre as versões européia e americana. O que eu tenho se chama Advance Wars – Dark Conflict, mas essencialmente é a mesma coisa. O que eu pude reparar é que em um o protagonista se chama Will, mas no meu se chama Ed. Enfim…

Pra quem (como eu) jogou algum Advance Wars para GBA, já sabe exatamente do que se trata. Pra quem não sabe, é um jogo de estratégia em turnos, baseado em guerra (guerra normal, com tanques e infantaria, e não guerras futurísticas e interplanetárias, com Megazords e robôs gigantescos). Você controla suas unidades em um grid na tela, movimenta até determinado lugar e ataca, se houver alguma unidade inimiga no quadrado adjacente. Simples não? Nem tanto, pois é aí que entra a mágica de Advance Wars!

Intro

Logo ao ligar o jogo no seu DS você irá se deparar com uma tela de título. E que tela de título! Eu desacreditei que o DS conseguia reproduzir imagens tão nítidas. Nunca tinha visto uma tão nítida antes… Sem contar o toque de mestre: uma névoa em alpha ao fundo que conseguiu chamar minha atenção. Consegui perder alguns segundos só olhando pra essa tela. E como bom adorador de trilhas-sonoras que sou, não pude deixar de notar no tema da tela de título. Chamativo. Vou falar da trilha-sonora mais pra frente, pois agora eu quero mesmo é jogar, então vamos lá!

Iniciando um jogo novo, me aparece a introdução. Não sou daqueles que pula a introdução, eu prefiro assistir e entender o que se passa no jogo, então eu assisti. E com algumas imagens passando no fundo, igualmente nítidas e detalhadas, lê-se o seguinte texto:

 

 

Our world is destroyed…

After the meteors struck…
…the land blazed…
…the earth shook…
…the oceans boiled…
90% of mankind is gone…

Dust covers the earth,
blotting out all traces
of sunlight…

What will come next?
No one can answer that…

But among the destruction,
there are survivors…

Nosso mundo está destruído…

Depois que os meteoros caíram…
…o mundo queimou…
…a terra tremeu…
…os oceanos ebuliram…
90% da raça humana se foi…

Pó cobre a terra,
tirando todos os rastros
da luz do sol…

O que virá a seguir?
Ninguém pode responder…

Mas entre a destruição,
existem sobreviventes…

Beleza, Advance Wars com tema pós-apocalíptico! Entro na primeira missão e… surpresa… O jogo cresceu! Advance Wars está adulto, e não mais com o visual bonitinho que possuia nas versões anteriores.

In-game

As unidades estão mais bem desenhadas e, olhe só, informações mais precisas e detalhadas graças às duas telas do DS! No GBA era um pé no saco ver quais eram as unidades que aquele seu tanquezinho conseguia destruir mais facilmente e quais ele era mais vulnerável, mas agora, a tela de cima é usada para automaticamente mostrar todas essas informações! Maravilha!😀

Para os jogadores que não são de primeira viagem, a jogabilidade continua a mesma, então já pode ir metendo o pau no inimigo usando as mesmas estratégias dos jogos antigos… Ou quase todas… Algumas unidades mudaram, outra novas surgiram (incluindo um tanque absurdamente gigante e uma unidade anti-tanque terrestre, por exemplo), mas de resto, é o mesmo! Para os iniciantes, é sempre bom seguir a linha de tutorial das primeiras missões para não se perder e ir testando cada ação para saber exatamente o que ela faz. Não são muitas, e logo, tudo acaba virando um hábito e você estará dizimando as forças inimigas com uma mão nas costas (literalmente, já que você só precisa de uma mão mesmo pra segurar a stylus😉 )!

Batalha

O que chama a atenção mesmo ao jogar Advance Wars são as animações quando você manda atacar uma unidade inimiga. Duram normalmente de 3 a 5 segundos, mas acredite, é o toque especial de Advance Wars! Na tela ao lado por exemplo, você, unidade vermelha, resolveu usar uma unidade anti-ar para detonar alguns helicópteros inimigos. Sábia escolha, eles não tem chance alguma! Como na versão de GBA, é mostrada na tela uma versão maior de suas unidades de fato atirando e explodindo unidades inimigas. Mas no DS a tela não precisa ser dividida. Uma tela é usada para cada lado, e isso foi uma melhoria animal! Além de mais espaço para os gráficos extremamente bem desenhados de Advance Wars se matarem, realmente parece que as duas telas estão se interagindo!😀

Agora, se você acha que a inteligência artificial do jogo não é uma das melhores (e, de fato, apresenta pouco desafio), que tal botar suas habilidades à prova jogando contra outra pessoa? É isso aí, Advance Wars agora suporta jogatinas online via Nintendo Wi-Fi Connection (NWC) e, inclusive, troca de mapas! Sim, o editor de mapas está presente e melhor do que nunca, graças às possibilidades da tela de toque do DS. Você pode fazer o download de mapas aleatórios, ou mapas recomendados (a.k.a. os mais baixados) e, com bastante espaço pra gravar trocentos mapas, é fácil ficar o dia todo só baixando eles pra ir jogar com os amigos. Falando nisso, o modo de jogo de um único DS está presente, onde os jogadores vão passando o DS de mão em mão e realizando seu turno.

Batalha!

Falei tudo? Não, falta uma coisa, e que, pra mim, é de extrema importância: a trilha-sonora. E, cara… Está simplesmente ANIMAL! Sério, palmas para o compositor, conseguiu fazer um belíssimo trabalho! As músicas são muito boas, são viciantes, são perfeitas! Conseguem prender o jogador no seu turno, e, adicione isso ao estilo de jogo pós-apocalíptico com gráficos extremamente nítidos e bem detalhados, e você têm uma máquina de imersão absurda onde a próxima missão é sempre “a última antes de ir jantar“.

Palmas para a Intelligent Systems, que conseguiu não só manter a mágica de Advance Wars, mas também melhorá-la incrivelmente, fazendo deste título um dos melhores de estratégia para Nintendo DS. Depois com o meu desapontamento com Age of Empires pra DS (nojento, por falta de palavra melhor), um bom jogo de estratégia veio a calhar. Se você tem um DS nas mãos, mas nunca jogou Advance Wars, dê uma chance pra ele e eu garanto que você não vai se decepcionar! Se você não tem, tente pegar a ROM por um dia junto com um emulador. O jogo não possui elementos tridimensionais, então qualquer computador bom deve rodar sem problemas!

Fiquem aí com a música que estou ouvindo agora, que por acaso é do jogo, e sintam o gosto da melhor trilha-sonora de Advance Wars já feita!


Não abriu? Download aqui. (Música 1)


Ações

Information

3 responses

26 09 2008
arthur


seus textos enormes e bons (claro) ,eu lendo tudo e deixando de lado os milhares de milhões de exercícios (física) para fazer…..
NÃO EU NÃO SOU VAGABUNDO…
ótimos posts…
queria comentar em outros mas (ironicamente) só consigo nesse…..e nem tenho assunto para tanto!
rs

20 01 2009
Ravidell

Cara, acabei de zerar agora o “Dual Strike” e vou partir pro Days of ruin já já…

Seu review foi bom cara, parabéns.

Uma pena que os personagens das séries anteriores não foram reaproveitados nesse novo game. Podiam ter envelhecido eles ao invés de se criar novos…

Mas enfim, a série é muito boa!!! Ainda sem jogar esse mais novo dou nota 9.0 para a série.

19 03 2009
Pedro

Kra eu sou fã(fan) desse game des de q ele saiu pra emulador de GBA. Mas essa versão para Nintendo DS é simplesmente “brutal” comparada as anteriores, claro q a plataforma ajuda, mas isso é apenas detalhe.
Agora, a trilha desse game realmente é muito boa, eu q sou músico, e fã assumido de musicas bem trabalhadas, sem miséria nas técnicas e criativida, dou nota 10 para essa trilha sonora…Alías eu só axei esse blog pq digitei no Google “Trilha Sonora de Advance Wars – Days of Ruin”

Deixe uma resposta

